- Área: 1230 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Pablo García Figueroa
-
Fabricantes: Hansgrohe, Angolo, Cemex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Pachuca, no México num complexo privado e com geografia e climas particulares, a Residência Ro coloca um problema específico desde o início. Devido ao clima caracterizado por tardes onde a temperatura baixa consideravelmente com a presença de ventos frios das montanhas, os espaços ao ar livre, pátios verdes e varandas foram convertidos em elementos de ornamentação, e não recursos espaciais, fomentando a convivência familiar, integrando e dignificando o significado de lar.
A intenção do projeto é retomar os valores importantes à uma residência e reintegra-los à ela. Para isso, o conceito do projeto é criar uma conexão direta entre os espaços internos e externos através do uso de terraços cobertos que permitem integrar a vida cotidiana às áreas de convivência familiar e de contemplação, mantendo uma relação de qualquer espaço do projeto.
O primeiro dos volumes abriga os serviços da residência, incluindo a cozinha e copa, envoltos por um pátio seco contemplativo coberto por um domo de vidro. O segundo volume é onde estão as salas de estar e de jantar, junto ao pátio que envolve a cozinha e outro espaço desenhado com pequenas varandas e plataformas verdes que conformam e unificam os volumes. Este espaço conta com cobertura de vidro e lajes de concreto formando beirais que resguardam a vida cotidiana da casa. Já o terceiro volume abriga os espaços de recreação e o último pátio, este ao ar livre. Todo isso resulta num único espaço multifuncional e repleto de visuais, áreas verdes e plataformas que levam o conceito geral do projeto.
Não menos importante e com hierarquia ao que o precede, o volume das circulações permite o trânsito entre os espaços de pé direito duplo e nos dirige às escadas, onde é possível subir ao primeiro pavimento. Aqui se encontram os ambientes mais privados da casa, os dormitórios.